Se já não bastasse a má administração da gestão atual do município de Codó – MA, o município tem vereadores da situação que esqueceram seu papel fundamental na Câmara Municipal.
Lembrando aos vereadores que têm variáveis papeis, dentre eles estão: Fiscalizar o poder executivo, legislar em favor da população proporcionando melhorias seja ela na saúde, educação, saneamento básico, coleta de lixo e assim por diante.
Portanto, o que vemos de fato são vereadores da situação fazendo a vontade do prefeito e seus aliados políticos, incluindo o pai do prefeito Francisco Carlos de Oliveira que é empresário na cidade.
No dia 12 de Agosto de 2019, foi aprovada pela câmara municipal e sancionada pelo então prefeito Francisco Nagib, uma lei orgânica de N° 1.852, que dispõe sobre a concessão, construção e funcionamento de postos de gasolina, diesel e álcool hidratado para fins carburantes no município de Codó – MA.
Assim sendo, o que chama mais atenção é o artigo 3° da letra b*, que exige de condições indispensáveis que o novo posto para ser aceito deverá ter uma distancia mínima de 700m de raio dos postos já existentes na zona urbana. Até ai tudo bem, eles tem direito de usar a lei, porem, o pai do prefeito possui quatro postos de combustíveis na cidade bem localizados, impedindo assim a construção de outros postos em pontos estratégicos, diminuindo a concorrência, economia e geração de empregos para cidade, fazendo com que o preço do combustível seja exploratório a população. Sendo que a mesma não tem embasamento técnico, além de regular o mercado e ferir até mesmo princípios constitucionais.
Lembrando aos vereadores que a “lei orgânica” é uma espécie de constituição municipal e deve ser usada para proporcionar melhorias a população, ou seja, solucionar os problemas e necessidades do povo, dentre eles estão: o Hospital que está com dificuldade em sua estrutura e até mesmo falta de alimentação para visitantes de doentes, falta de aparelhos (falta tudo na verdade), falta água em alguns bairros durante grande parte do dia e a conta só aumentou o preço depois da atual gestão, gestão essa que ainda pensa em privatizar a autarquia SAAE, além de profissionais mal remunerados, não tem coleta seletiva do lixo, buracos nas ruas. Concluindo, a cidade está um CAOS.
Portanto, tenham vergonha na cara senhores vereadores e deixem de serem apenas os carambolos da atual gestão, vamos procurar aprovar leis para beneficio da população, deixam de serem trocados por migalhas e procurem fiscalizar o poder executivo (prefeito) e legislar em prol do povo que os elegeram.
Obs: Somente os vereadores, Domingos Reis, Expedito Carneiro e Rodrigo Figueiredo, que não apoiaram essa lei maluca, já os outros, todos aprovaram sorrindo e cantando.
AQUI DEIXO UMA PERGUNTA PORQUE OS OUTROS BLOG NAO POSTARAM ?
Veja a lei sancionada pelo prefeito e aprovada pelos vereadores de sua base
Agora uma pergunta que não quer calar. A lei orgânica de N° 1.852 de 12 de Agosto de 2019 beneficiou quem mesmo?