PRESIDENTE CORTOU 50% DO VALOR DO BOLSA FAMILIA AGORA VAI DA O DÉCIMO O DOBLO DO VALOR FICA NO MESMO ISSO E JOGADA DE ARTISTA

 

Caso não esteja visualizando este email corretamente “clique aqui”           Informe Nº 692 • 6 de dezembro de 2019                                                        
Abono Natalino começa a ser pago nesta terça-feira (10)
O pagamento do abono do Bolsa Família será realizado junto com a parcela do benefício de dezembro, o que significa que as famílias receberão o benefício em dobro neste mês
Anunciado no início de 2019, o Abono Natalino começa a ser pago na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro de 2019. Com o objetivo de permitir um pagamento adicional aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), a medida possibilitará que as famílias recebam, no total, o dobro do benefício do Bolsa Família do mês de dezembro.
A criação do Abono Natalino vai ao encontro da necessidade de transferir mais recursos às famílias beneficiárias do Bolsa Família, proporcionando a elas um maior poder de compra. O pagamento do abono terá alcance nacional e injetará, em todo o Brasil, R$ 2,5 bilhões na economia.
Entenda como vai funcionar o Abono Natalino do PBF em 2019:
QUEM TEM DIREITO?
Todas as famílias beneficiárias do PBF presentes na folha de dezembro de 2019, com benefícios liberados e bloqueados.
Isso significa que as famílias com benefícios do PBF suspensos ou cancelados em dezembro de 2019 não terão direito ao Abono Natalino.
QUAL É O VALOR?
O Abono Natalino tem o mesmo valor da parcela do PBF de dezembro de 2019.
Isso significa que, no total, a família beneficiária do PBF vai receber o valor de dezembro em dobro.
QUANDO SERÁ PAGO?
O Abono Natalino segue o Calendário de Pagamentos do PBF que, em dezembro de 2019, paga os benefícios entre os dias 10 e 23, conforme o final de Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.
O abono tem validade de 90 dias, a contar da data inicial de disponibilização.
COMO A FAMÍLIA PODE SACAR?
O Abono Natalino é pago junto com o benefício do PBF. Por isso, pode ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família esteja sem cartão.
O saque poderá ser realizado nas lotéricas, caixas eletrônicos ou agências da CAIXA e Correspondentes CAIXA AQUI.
Se a família recebe o benefício do PBF por depósito em conta bancária, o Abono Natalino também será depositado na mesma conta.
COM AS FAMÍLIAS SERÃO COMUNICADAS?
As famílias com benefício liberado ou bloqueado receberão uma mensagem específica no extrato de pagamento, com informações sobre o pagamento do Abono Natalino. Confira abaixo:
Famílias com Benefícios Liberados

MENSAGEM BOLSA FAMÍLIA
ATENÇÃO – NESTE MÊS SUA FAMÍLIA VAI
RECEBER O ABONO NATALINO.
O VALOR SERÁ O MESMO
DO SEU BENEFÍCIO BOLSA FAMÍLIA.
CONFIRA NO COMPROVANTE
DE PAGAMENTO.
PARA MAIS INFORMAÇÕES,
LIGUE PARA O MINISTÉRIO – 121
COD. 68

Famílias com Benefícios Bloqueados

MENSAGEM BOLSA FAMÍLIA
BENEFÍCIO BLOQUEADO
PARA SABER O MOTIVO DO BLOQUEIO,
LIGUE PARA 121 OU PROCURE O SETOR DO
BOLSA FAMÍLIA DA SUA CIDADE.
ATENÇÃO – SEU ABONO NATALINO SERÁ PAGO
APÓS VOCÊ RESOLVER O
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, LIGUE
PARA O MINISTÉRIO – 121
COD. 86

No comprovante de pagamento do Bolsa Família será possível verificar o valor do Abono Natalino, após o saque do benefício, conforme exemplo abaixo:

Atenção: No aplicativo Bolsa Família não será possível identificar o valor do Abono Natalino. Contudo, a “Mensagem Bolsa Família” será disponibilizada, idêntica à mensagem do comprovante de pagamento.
COMO IDENTIFICAR AS FAMÍLIAS DO ABONO NATALINO?
A partir de 7 de dezembro, estará disponível no SigPBF a lista das famílias do Abono Natalino de cada município.
Para acessar a lista do seu município, clique aqui e acesse o SigPBF, depois clique no menu “Administrativo>Transmissão de arquivos>Upload/Download de arquivos”, e abra a pasta “Abono Natalino” no menu que fica à esquerda do sistema.
Atenção: A situação do benefício do Bolsa Família pode ter sido alterada por alguma manutenção realizada após a geração da folha de pagamento. Por isso, mesmo que a família esteja na lista do SigPBF, consulte o Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) antes de informar que a família tem direito a receber o Abono Natalino. A situação do benefício no SIBEC é a que vale para que a família receba o pagamento adicional.
QUANDO AS FAMÍLIAS BLOQUEADAS VÃO SACAR SEU BENEFÍCIO?
As famílias que estiverem com o benefício bloqueado só vão receber quando regularizarem o motivo que gerou o bloqueio e elas tiverem o benefício liberado.
Pagamento do Bolsa Família de dezembro de 2019
Junto com o Abono Natalino, será paga também a parcela de dezembro do Programa Bolsa Família.

Aproximadamente 12,9 milhões de famílias estarão com benefício liberado e conseguirão realizar o saque nos locais de pagamento de benefícios em todo o País, de acordo com o Calendário de Pagamentos do Programa. Outras 250 mil famílias tiveram benefícios bloqueados, cancelados ou suspensos e não conseguirão sacar os benefícios. Estas famílias receberam mensagens em seu comprovante do Bolsa Família com informações a respeito destas ações.
Famílias com Benefícios Bloqueados

Tem dúvidas sobre como orientar as famílias que receberam estas mensagens? Acesse o Guia de Mensagens de Extrato
Esta é uma ferramenta importante para que você conheça todas as mensagens de extrato de cada mês. Nele você também recebe dicas e orientações das providências que devem ser adotadas para cada caso, o que vai auxiliar seu atendimento às famílias.
Para conhecer, acesse o SigPBF, clique no menu “Administrativo>Transmissão de arquivos>Upload/Download de arquivos”, e abra a pasta “Mensagens de Pagamento” no menu que fica à esquerda do sistema.
Clique aqui para entrar no SigPBF e preparar-se para atender as famílias neste mês.

Fique de olho! Já está disponível no SIBEC o Calendário Operacional 2020
O Calendário Operacional é uma ferramenta essencial para a gestão do Bolsa Família. Ele facilita a compreensão do funcionamento do programa, dos momentos de reflexo do Cadastro Único no SIBEC, e auxilia a conhecer datas importantes como os dias de indisponibilidade dos sistemas do Cadastro Único e do SIBEC (módulo manutenção).
Acesse o Módulo Infraestrutura do SIBEC e faça o download do Calendário Operacional 2020 do Bolsa Família para conhecer as datas-limite das atividades de gestão de benefícios.

 Anote na agenda

26 de dezembro
Data-limite para solicitar ações de administração de benefícios no módulo Administração Off-line/SIGPBF com efeito na folha de pagamento de dezembro de 2020.

 

30 de Dezembro
Data-limite para realizar manutenção de benefícios no Sibec com efeito na folha de pagamento de dezembro de 2020.

 

31 de Dezembro

Indisponibilidade do módulo de Manutenção do Sibec para ações de administração de benefícios pelos municípios e início da Geração da Folha de Pagamento do PBF de janeiro de 2020.

 

31 de Dezembro

Prazo para registro e avaliação de recurso no Sistema de Condicionalidades (SICON), relativo ao descumprimento de condicionalidades da repercussão de novembro de 2019.

 

31 de Dezembro

Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a deliberação feita pelo Conselho de Assistência Social (CAS) sobre a prestação de contas do IGD-PBF 2018 do respectivo Estado ou município.


Comunicações Via Ofício Assuntos sobre Cadastro Único
Averiguação Cadastral, cadastramento e atualização cadastral de famílias, cadastramento diferenciado de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, programas usuários, dentre outros:

Ao Secretário de Avaliação e Gestão da Informação
Sr. Vinícius de Oliveira Botelho
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco “A”, 3° andar
CEP: 70.054-906 – Brasília/DF
Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família
Gestão e pagamento de benefícios e condicionalidades, gestão descentralizada e IGD municipal e estadual:
Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania
Sr. Tiago Falcão Silva
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
SMAS, Trecho 3, Quadra 2 – Lote 1
Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF

Desde janeiro de 2019, a gestão federal do Cadastro Único passou a ser competência da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) (ver informe Nº 651 • 28 de março de 2019).

Edições anteriores:

Informe Gestores 691
CAIXA implanta novo motivo de exclusão cadastral no Sistema de Cadastro Único

Informe Gestores 690
Encontro Nacional da Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família reúne mais de 200 representantes de Estados e municípios na capital federal

Informe Gestores 689
92,08% dos alunos beneficiários foram acompanhados na educação no quarto período

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